top of page

3 primeiros passos para a saga de Arquitetura e Urbanismo #Parte1

  • Ágata Magalhães
  • 20 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Ta pensando em fazer Arquitetura? Não, mas conhece alguém que queira fazer? Ou, apenas tem curiosidade de saber como é o curso?

O texto de hoje é para vocês.

Todo mundo que pretende cursar ou está no início do curso tem algumas dúvidas a respeito dessa Enigmática profissão. Então hoje eu vou resenhar um pouco sobre as dores e delicias de cursar Arquitetura e Urbanismo.

1) Por onde começar?

Essa é a primeira pergunta que ouço a respeito deste curso. A princípio eu não saberia responder, porém hoje eu respondo:

Faça curso de desenho até mesmo antes de entrar na faculdade. Por quê?

1º: Porque o objetivo da Faculdade não é ensinar a desenhar e sim usar o desenho como primeira ferramenta de projeto.

2º: Porque vai te auxiliar a ter habilidade no desenho à mão livre, e acredite você vai usar este recurso não só até o curso acabar, como provavelmente para o resto da vida.

Segunda dica: Faça curso de AutoCAD logo no segundo semestre, para ganhar agilidade na produção, porém não perca a habilidade de desenho à mão livre para não gerar problemas futuros. Sugiro também que faça curso de maquete física, pois é algo que como todo o curso, demanda tempo, dedicação e habilidade.

2) Pronto, comecei, já fiz estes cursos, e agora?

Hora de formar embasamento teórico. Sugiro que sempre esteja atento ao plano de ensino da sua faculdade/universidade no qual normalmente tem as referências bibliográficas das disciplinas e procure ler (mesmo os que não foram passados em sala de aula pelo professor), essa prática vai ajuda-lo a criar e a defender seus projetos.

3) Ok, já fiz uns cursos, já tenho algumas ideias teóricas e o que falta?

Praticar e se atualizar sempre. Procure se manter antenado sobre novas tendências no mercado, novas tecnologias, novos materiais, pois isso também influencia muito nas decisões de projeto. E eu diria também para se atualizar no âmbito cultural como teatro, visitar museus, assistir filmes, vídeos, tudo isso auxilia na criatividade.

Este foi um breve (mas, muito breve mesmo) resumo do que é cursar Arquitetura e Urbanismo, mas fique atento que esse foi o texto 1, semana que vem tem o texto 2. Mas, se restou alguma dúvida sobre este tema, pode deixar nos comentários que eu posso responder no próximo texto ou te responder diretamente.

No mais, eu só digo que tudo que se faz com amor dá certo, se sua vontade é cursar Arquitetura aventure-se. ;)

Comments


bottom of page