top of page

4 perguntas frequentes sobre Arquitetura

  • Ágata Magalhães
  • 27 de set. de 2016
  • 2 min de leitura


Continuando o resumo da saga que é cursar Arquitetura e Urbanismo, hoje eu trago 4 perguntas mais frequentes que ouço a respeito dessa grande aventura universitária.


Se você ainda não leu o primeiro texto clica aqui :]


1 “É verdade que estudante de Arquitetura não dorme?”


R: Não. Posso dizer que em alguns momentos isso é capaz de acontecer sim, porém não pode nem deve ser o “normal”, porque eu (e outros colegas também) acredito que, saúde vem em primeiro lugar, minha dica é: durma nem que seja por 5 horas, porque a mente precisa ter um tempo de descanso principalmente para criar (até admiro às vezes a capacidade de quem consegue produzir em cima da hora, mas, estes não fazem parte da regra, e sim da exceção). Uma mente cansada dificilmente vai conseguir enxergar alterações que precisem ser feitas. Resumindo, nós dormimos menos mesmo, mas temos que dormir sim.


2 “O que eu faço para evitar o virote?”


Com organização dá tempo de fazer excelentes trabalhos e entregar na data e hora certa. A dica é fazer cronogramas com datas sempre colocando a meta para uma data anterior (eu costumo botar uma “margem de erro”, quando possível, de 2 a 3 dias) ao dia da entrega para dar tempo de revisar o trabalho.


3 “Estudante de Arquitetura vive cheio de treco”


R: Verdade, temos que andar com papeis (de diferentes tipos e gramaturas), lapiseiras (vulgo grafites) 0.5, 0.7 e 0.9 no mínimo, marcadores, lápis, fita crepe, esquadros, escalímetro, trena... e a lista é infinita. Quem nunca andou com o famoso tubo e eventualmente derrubou no ônibus e foi papel pra tudo que é lado?! E vou te contar um segredo: meu guarda roupas tem uma gaveta cheia de materiais para maquete. hehehe


4 “Já pensou em desistir?”


R: Quem nunca? rs Ok, falando sério, há um momento (que no meu caso foi o terceiro semestre) que eu me perguntei, “será que é a carreira de Arquitetura mesmo que eu quero seguir para o resto da minha vida?” Vaaaários aspectos me fizeram pensar neste questionamento, mas não vou entrar no mérito neste momento. Mas, resumindo, passei por umas disciplinas que eu não curtia nem um pouquinho e outro curso estava me chamando muita atenção, Design Gráfico, resolvi sair de Arquitetura e me jogar nessa nova experiência de ir para este curso foi decisivo para eu ver o quanto era Arquitetura mesmo o que eu queria (depois posso até contar melhor do por que) e então eu retornei para Arquitetura e passei por cima das minhas dificuldades, limitações e má vontade com algumas matérias e tô viva até hoje. #semdrama rs Aos trancos e barrancos hoje digo que sou uma "Arquilover".


Se você tem mais alguma dúvida ou sugestão de perguntas fique a vontade para me dizer nos comentários que eu posso responde-lo diretamente ou fazer um outro texto sobre o assunto.



Comments


bottom of page